A Vida de Gauss
Filho de pais humildes, seu pai, Gerhard Diederich, era jardineiro e pedreiro, sua mãe Dorothea Benze era analfabeta, não tendo escrito a data de nascimento de Gauss. Aos oito anos entrou para a escola.
Segundo uma história famosa , seu diretor , pediu aos alunos que somassem os números inteiros de 1 a 100, mal havia enunciado o problema e o jovem Gauss colocou sua ardosia sobre a mesa, dizendo: ligget se! Sua resposta, 5050, foi encontrada através do raciocínio que demonstra a fórmula da soma de uma progressão aritmética.
O diretor reconheceu a genialidade do menino de oito anos, passou a incentivá-lo nos seus estudos, junto com seu jovem assistente, Johann Martin Bartels , apaixonado pela matemática. Entre Bartels, com dezassete anos, e o aluno de oito nasceu uma boa amizade que durou toda a vida.
Em novembro de 1804 casou com Johanna Elisabeth Rosina Osthoff , e que faleceu alguns anos depois, em 11 de outubro de 1809 , do primeiro casamento teve três filhos: Joseph, Wilhelmine e Louis. Depois casou com Friederica Wilhelmine Waldeck, com quem teve mais três filhos: Eugen, Wilhelm e Therese.